É importante ter um Blog?
Ter ou não ter um Blog?
Muita gente tem dúvida quando o começa a trabalhar no MARKETING DIGITAL. Será que é importante criar meu Blog com tantas redes sociais: Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube??? Aí vai a resposta: SIM. O Blog é essencial.
O Blog é uma página na internet aonde se concentram diversos conteúdos em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se fosse uma biblioteca com vários temas que o usuário visita e escolhe o assunto do seu interesse.
O Blog ainda é uma das principais ferramentas do marketing para atrair tráfego(pessoas) orgânico(gratuito) para o seu negócio. Com um Blog você consegue divulgar, mostrar seu conteúdo, exclusivo e de qualidade e assim atrair pessoas, comprado seu produtos/serviços dentro do seu site. Quanto mais pessoas visitando e tendo acesso ao seus conteúdo mais vendas você terá.
Ao oferecer conteúdos de qualidade, o produtor/afiliado gera autoridade sobre o assunto, educa e informa o seu público e determina a decisão de compra.
Como criar um Blog no Marketing de Afiliados!
Para quem está iniciando no mercado de afiliados e não tem dinheiro para investir em tráfego pago, os Blogs ajudam a construir autoridade no seu seguimento(nicho) de atuação.
No blog, o afiliado tem a oportunidade de gerar conteúdos voltados para cada etapa do seu funil de vendas.
Desde conteúdos de topo, que são mais adequados quanto à dor da persona, quanto conteúdos de fundo de funil, que levam diretamente à venda.
Mas nem todo mundo tem a desenvoltura para gerar conteúdo em vídeo.
Além disso, canais de aquisição diferentes ajudam a implementar a sua estratégia de vendas.
Sendo assim, gerar conteúdo para blogs pode ser mais um dos caminhos pelos quais os afiliados podem percorrer em busca do aumento de conversões.
Ainda faz sentido criar um Blog?
Conforme abordamos nos parágrafos acima, o blog ainda é uma das principais ferramentas do marketing digital para atrair tráfego orgânico.
Além disso, o custo de manutenção é praticamente zero.
O investimento é de tempo para escrever, buscar imagens, pesquisar, criar e elaborar os artigos que serão publicados.
Em alguns segmentos de mercado como emagrecimento e beleza, a concorrência pelos primeiros resultados da página de busca do Google é muito maior que em outros.
As principais palavras-chaves desses segmentos são extremamente disputadas, o que dificulta para quem está chegando agora e ainda precisa construir toda a uma estratégia de SEO e link building.
Dessa forma, o ideal é identificar um nicho que ofereça maiores oportunidades, com um bom volume de pesquisas e investir na produção de conteúdo de qualidade.
Para concluir, a resposta é sim. Ainda faz sentido criar um blog em 2020.
Faz sentido dentro de uma estratégia de marketing digital funcionando em conjunto com outros canais de aquisição de tráfego orgânico.
Se você está chegando no mercado agora e não tem dinheiro para investir em tráfego pago, use e abuse dos blogs para gerar conteúdo.
Mantenha a frequência e a qualidade, trabalhe o seu SEO, produza conteúdo relevante para as suas personas e colha os resultados a médio e longo prazo.
Benefícios do Blog
Conheça todos os Benefícios de ter um Blog
1. Aumento da sua visibilidade
Quando você cria um blog, é importante que você pense na divulgação. Isso pode ser feito de diversas formas, como:
- Anúncios no Google Adwords
- email marketing
- Buscas no Google
- redes sociais
O melhor de tudo isso, é que você será conhecido por algo de valor, ou seja, por fornecer informações úteis ao seu público.
2. Baixo custo
Se você não tem dinheiro para investir em Blog pago existe muitas formas gratuitas que você pode começar a usar. Uma delas é a WordPress inclusive que é a mais utilizada no ramo atualmente.
Se você mesmo produz o seu conteúdo, então não terá gastos com outro profissional. E a divulgação também pode ser feita de forma gratuita nas redes sociais.
Futuramente, se sobrar um dinheiro, vale a pena fazer um impulsionamento do post na sua fanpage para atingir maior alcance de público segmentado.
3. Aumento de clientes e seguidores
Quando a sua empresa ganha mais visibilidade de pessoas que se interessam pelo conteúdo do seu blog você também consegue aumentar a lista de seguidores.
Isso acontece porque essas pessoas que visitam o seu blog estão interessadas exatamente naquilo que você oferece.
Quando você tira dúvida do seu público, cria uma relação de gratidão, e elas se sentem mais propensas a fecharem negócio com você, que ajudou.
4. Possibilidade de gerar renda
Ter um Blog é uma ótima oportunidade de geração de renda. Um exemplo disto são as blogueiras do Nicho de beleza. E isso acontece não só no nicho de beleza, mas de diversos outros como:
- Esporte
- Educação
- Viagem
- Música entre outros.
Quando você possui um alto número de acessos diários no seu blog, você pode se cadastrar no Google AdSense e vender espaços publicitários na sua página para as empresas que precisam divulgar produtos ou serviços relacionados com o seu conteúdo.
5. Relacionamento com o seu público
Se você já tem uma muitos seguidores, porque é importante criar um blog? Porque é importante que você se relacione com os seu público e favoreça o processo de fidelização.
Enquanto o seu público acompanha os conteúdos do seu blog, você está na mente deles. E, quando chegar o momento de decisão de compra, é da sua empresa que eles vão se lembrar.
O mesmo vale para blog de projetos pessoais: enquanto você alimenta o seu público com informações de valor, sempre terá muitos acessos nas suas páginas.
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Ana Villar
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