Como criar um E-mail Marketing Irresistível!
Use o Email Marketing em sua Estratégia de Vendas Online
O que é e-mail marketing e como usá-lo a seu favor esta
ferramenta de publicidade de baixo custo e resultados positivos, o e-mail marketing é um dos grandes canais para dar-se a conhecer e fidelizar clientes
Para alcançar o sucesso, é necessário que sua empresa seja reconhecida e lembrada por clientes e futuros clientes.
O e-mail marketing se apresenta como uma das formas de fazer isso. Não a única, mas uma de grande poder!
Utilizado por grandes empresas de varejo e serviços com resultados positivos, o e-mail marketing é uma arma poderosa, quando se sabe o que está fazendo.
“E-mails são convites. Páginas de destino são festas.” Matt Byrd, publicitário americano
Se você deseja aprender como utilizar o e-mail marketing de maneira adequada e ver resultados, este artigo é para você.
Pronto para enviar e-mails excelentes e atrair mais clientes?
O que é e-mail marketing?
E-mail marketing é uma estratégia de publicidade porque visa o contato entre o negócio e seus clientes, ou futuros clientes.
Ao contrário do que muita gente pensa, essa forma de marketing não está morrendo. Porém, se modificou bastante ao longo dos últimos anos!
Se antes o e-mail marketing era uma forma menor de contato com os clientes, e causava um intenso mal estar para eles por encher as caixas de entrada com conteúdo irrelevante, hoje se tornou ferramenta poderosa.
A diferença é que as empresas perceberam que os resultados com o envio de publicidade massiva eram escassos.
Mas quando o que é enviado através do e-mail é relevante para o consumidor, a história muda de figura!
E-mail marketing funciona?
Sim, o e-mail marketing funciona. Sempre e quando o conteúdo que você envia no e-mail atenda as necessidades de seu público.
É importante que esqueça aquela história de enviar e-mails vazios, que não agregam nada ao usuário. Textões infinitos também devem ser descartados: poucas pessoas, ou nenhuma, parará para ler.
Então, como fazer e-mail marketing de qualidade, que gera vendas?
Como criar e-mail marketing que vende
Para criar um e-mail marketing poderoso, é preciso atentar para os seguintes pontos:
Use o campo assunto para chamar a atenção
Sabe aquela história sobre a primeira impressão ser a que fica? No e-mail marketing isso também é verdade.
Se o assunto de seu e-mail não atrair o usuário, pode ter certeza de que não será sequer aberto.
Seja criativo e inovador. No entanto, cumpra o que prometer no assunto com seu conteúdo. Não vale tentar enganar o consumidor. Os resultados serão desastrosos.
Seja pessoal
Ninguém gosta de ser rotulado ou generalizado. Por isso, busque tratar seu cliente como único.
Procure enviar e-mails com linguagem informal, onde o usuário seja tratado por seu nome. Além disso, vale se tornar mais próximo dele, através do remetente.
Utilizar expressões como “Caros Clientes”, ou assinar como “Equipe Docinho Gostoso” não é muito funcional. Procure ser uma pessoa que trata com outra pessoa.
Planeje seu conteúdo
Pense na praticidade e na objetividade. E-mails com textos enormes são descartados em pouco tempo, assim como aqueles onde não se deixa claro o que se pretende.
Uma boa dica é investir em imagens clicáveis, com texto bem pensado e direcionado. Grandes players do marketing digital têm investido nisso!
Ah! E não vale esquecer que o e-mail sempre deve direcionar o cliente para alguma ação, seja ela visitar uma página, interagir em redes sociais, ou qualquer outra.
Não esqueça da opção de descadastro
A função de descadastro é essencial, e deve ser respeitada.
Afinal, qual é a impressão que você passará para seus clientes se enviar Spam o tempo todo?
Planeje a frequência
Não se trata de quantos e-mails envia, mas da qualidade do que envia. De fato, é muito chato receber vários e-mails sem sentido de uma mesma empresa, não acha?
O ideal é que você faça testes, adaptando a seus resultados. Comece com um e-mail por semana e veja como seu público responde.
Como captar e-mails
Existem várias maneiras de captar e-mails. Falemos sobre elas.
Isca Digital
Iscas digitais são conteúdos específicos que, para serem acessados, pedem uma comprovação de e-mail. Podem ser artigos ricos, e-books e outros produtos digitais.
Alguns supostos especialistas em marketing de conteúdo (linkar com o outro artigo)
afirmam que a captação de e-mails deve começar antes mesmo de que se tenha tráfego em seu site.
Pura balela!
Não faz sentido algum tentar captar e-mails quando não há visitantes em seu site!
Recursos como e-books isca digital não são a base da construção de seu negócio online. O conteúdo de qualidade, sim!
Pop- Ups
Pop-ups são aquelas janelas que se abrem em um site e te convidam a conhecer mais sobre a empresa, acessar conteúdo, baixar um e-book ou apenas se cadastrar para receber as novidades em primeira mão.
Não abuse deles. Não são a estratégia favorita dos usuários. Mas, se bem utilizados, rendem contatos interessantes!
Anúncios
As redes sociais são grandes instrumentos de captação de contatos. O Facebook, por exemplo, oferece a possibilidade de impulsionar formulários em formato anúncio. Vale a pena testar.
Ferramentas para e-mail marketing
Existem várias ferramentas que ajudarão a otimizar o disparo de e-mail marketing. Selecionei duas das mais interessantes para começar sem investir um centavo.
MailChimp
Gratuita e muito popular, esta ferramenta oferece recursos para quem está começando, possibilidade de criar listas e layouts personalizados e ainda permite medir os resultados de suas campanhas.
E-goi
Com esta ferramenta é possível automatizar mensagens, segmentar as campanhas e criar newsletters.
Além disso, ainda oferece suporte para Smart SMS, chamadas e muito mais.
A E-gol é gratuita para até 5 mil contatos e 15 mil envios por mês.
O sucesso vem do relacionamento
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para conquistar novos clientes e fidelizar os que já conhecem seu produto.
Para que funcione, é preciso que você entenda seu consumidor, e saiba o que ele está buscando, a fim de oferecer isso de maneira objetiva em seus e-mails.
Os consumidores atuais buscam experiências e a sensação de que o que lhes é enviado foi pensado exatamente para eles.
Assim, é importante que seu e-mail passe essa impressão!
Você já utiliza o e-mail marketing? Como estão seus resultados?
Se ainda não o utiliza, o que falta para começar? Quem sabe eu possa ajudar!
Até mais
Ana Villar
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