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7 Formas de Ganhar dinheiro com Marketing de Conteúdo

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma Ferramenta essencial para o bom desempenho de suas vendas que atrai não apenas novos clientes, mas reduz custos para sua aquisição.

Quando falamos em Marketing de Conteúdo, imediatamente vem na cabeça blogs ou redes sociais. Quem sabe até em vídeos no Youtube, para quem é mais conectado à ferramenta.

Mas, marketing de conteúdo é realmente algo novo, que só tem a ver com internet? E como é que esse negócio vai te ajudar a ganhar mais dinheiro?

Embora esteja muito conectado à internet, o Marketing de Conteúdo é algo que a humanidade vem utilizando ao longo de milênios: se trata da capacidade de contar boas histórias e prender a atenção de quem está do outro lado.

No entanto, o que funcionava no começo dos tempos não funciona hoje: o público mudou, assim como a maneira que nos comunicamos sofreu modificações.

Assim, não importa se você está chegando agora, ou já tem uma boa noção sobre o que é marketing de conteúdo e como utilizá-lo: É preciso seguir se atualizando cada vez mais!

“O Marketing de conteúdo é como um primeiro encontro. Se você só falar sobre si mesmo, certamente não haverá um segundo encontro” David Beebe, especialista em Storytelling norte-americano.

E você? Está pronto para aprender tudo o que precisa sobre Marketing de Conteúdo e lucrar mais?

Qual a intenção do Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing onde o foco é produzir e distribuir conteúdo de qualidade, capaz de atender as necessidades de seu público alvo justamente quando ele busca.

Seu objetivo final é fechar vendas. Mas, para isso, o marketing de conteúdo compreende o comportamento de pessoas e prevê o que elas buscarão em distintos momentos de sua jornada rumo à decisão de compra.

A intenção dessa estratégia é transformar o processo de compra em algo natural, fluído.

Através do marketing de conteúdo, se guia a decisão de compra do cliente através da aproximação com a marca, de um relacionamento de confiança.

Em linhas gerais, o Marketing de conteúdo se baseia em 4 pilares:

  • Educação;
  • Ganho de Autoridade;
  • Influência sobre a decisão de compra;
  • Transformação de clientes em embaixadores da marca.

Esses pilares estão intimamente relacionados a um outro conceito: o funil de vendas.

Funil de Vendas

O funil de vendas é uma demonstração gráfica do que ocorre no processo de vendas. Ele representa os estágios pelos quais o cliente passa antes de decidir-se pela compra.

O que o funil mostra é que muita gente se interessa por um determinado produto, mas poucos efetivam a compra.

A intenção do Marketing de Conteúdo é aumentar o número de clientes que adquirem o seu produto.

Mas, atenção: Se o objetivo de seu conteúdo é promover um produto ou serviço, não atende às premissas do marketing de conteúdo e é muito provável que não consiga os resultados desejados!

E então, como planejar o Marketing de Conteúdo que funciona? Calma. Já vamos falar sobre isso!

Agora, quero te contar o que o Marketing de Conteúdo traz para seus negócios.

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Até aqui você entendeu o que é Marketing de Conteúdo, e já sabe que seu objetivo é aumentar suas vendas.

Porém essa estratégia tem vários objetivos intermediários, e traz grandes benefícios à seu negócio durante esse processo. Falemos sobre eles.

1 – Aumenta a visibilidade de seu site

Seu site é uma porta de entrada para novos clientes, certo? Mas, qual é o caminho que os futuros clientes fazem até chegar a você?

O InternetLiveStats, site especializado em dados sobre o uso da internet, conta que a cada segundo são feitas mais de 78 mil buscas no Google. Vou repetir: Por segundo!

Para se ter uma ideia, o Google se tornou tão importante para quem o utiliza e para a própria internet que em 2013, quando ficou fora do ar durante quase 5 minutos, o tráfego do mundo todo caiu 40%.

Pois é. O Google se tornou a ferramenta de buscas mais importante da internet. Até te desafio a apontar uma pessoa que nunca o utiliza. Vai ser difícil encontrar, já adianto.

Para cada busca feita, o sistema Google faz uma análise baseada em mais de 200 fatores diferentes, a fim de entregar o melhor resultado para o internauta.

Assim, o conteúdo que melhor atender a necessidade daquela busca específica aparecerá em primeiro lugar, e assim sucessivamente.

Sabendo disso, responda: Se o seu conteúdo não é relevante para seu público, ou se as pessoas não estão procurando aquilo que você publica, vai aparecer no Google?

O estudo Google Organic Click Through Study, feito pela empresa norte-americana Internet Marketing Ninjas, conta o seguinte sobre o comportamento dos usuários do Google:

  • 21,12% acessa o primeiro site que aparece na busca;
  • 10,65% acessa o segundo colocado;
  • 7,57% acessa o terceiro colocado;
  • 4,66% acessa o quarto colocado;
  • 3,42% acessa o quinto colocado.

Esses dados demonstram que o posicionamento de seu site no buscador determina quantas pessoas se interessarão por seu conteúdo.

E, se seu conteúdo não aparecer nas primeiras posições do Google, algum cliente vai encontrar você?

O Marketing de Conteúdo bem feito faz com que você ‘apareça’ no Google. Logo, mais clientes em potencial vão te encontrar.
Torna sua marca reconhecida

Quanto mais pessoas têm contato com o conteúdo que sua marca oferece, mais lembrada ela será.

Se o conteúdo que você oferece é interessante e ajuda seus usuários, a percepção deles sobre a marca e seus produtos será positiva.

Além disso, quando o usuário percebe que a sua marca está ali não apenas para fazer propaganda, mas para ajudar a solucionar problemas, o engajamento aumenta.

Com isso, as pessoas voltam a te procurar sempre que precisam e tendem a tornar-se clientes no futuro.

Se não bastasse, ainda compartilham seus conteúdos e recomendam para outras pessoas.

Isso não é tudo. O Marketing de Conteúdo ainda faz mais por seu negócio:

Educa o público, facilitando as vendas no longo prazo;
Reduz o custo com marketing tradicional em até 62%;
Aumenta o valor gasto pelos clientes com seus produtos ou serviços;
Diminui o custo de aquisição de clientes.

No entanto, esses resultados só aparecem quando o planejamento do Marketing de Conteúdo é bem feito.

Por isso, é o momento de aprender como planejar o Marketing de Conteúdo de seu negócio!

Como planejar seu Marketing de Conteúdo em 3 passos
O planejamento básico do Marketing de Conteúdo acontece em três passos. Vamos a eles!

Passo 1: Defina o perfil do seu consumidor

Quem quer agradar todo mundo, não agrada ninguém”. Jean Jacques Rousseau, filósofo suíço

O primeiro passo para colocar um bom marketing de conteúdo a serviço de suas vendas é conhecer quem compra o que você vende e entender como você pode guiar essa pessoa pelas etapas do funil de vendas através de seu conteúdo.
Para isso, a ferramenta utilizada é a persona.

Persona é uma representação de seu cliente ideal. A consideramos semi- fictícia, pois traz dados criados e reais, a fim de formar um quadro completo do comportamento e interesses de quem você deseja atrair para seu negócio.

Dê um nome à sua persona. Defina uma profissão, interesses, dados sobre sua família, seu poder sobre a decisão de compra, seus interesses…quanto mais detalhado for este retrato, mais fácil será criar conteúdo para ela.

Passo 2: Defina seus objetivos

A definição de objetivos é essencial para atingir qualquer meta. E não apenas metas de vendas!

Um exemplo clássico é o daquele amigo que sempre diz que desejava emagrecer, mas nunca conseguiu até estabelecer a meta de perder 5 quilos em um mês.

Isso ocorre porque ‘emagrecer’ é um desejo. Perder 5 quilos em um mês é um objetivo. E os objetivos guiam as ações humanas.

Assim, é preciso estabelecer um objetivo claro e realista para seu marketing de conteúdo.

Conquistar mais clientes não é objetivo. Conquistar mil clientes em um dia até pode ser um, porém, quão realista é isso?

Junto com a definição de objetivos, deve vir o estudo de métricas. Você precisa conhecer seus números e ter como acompanhá-los posteriormente.

Faça isso através de números concretos sobre seus comentários, compartilhamentos, visitantes, volume de vendas, custos, etc.

Passo 3: Planeje a estratégia

O planejamento da estratégia deve ser alinhado com o funil de vendas, sobre o qual falamos antes.

Hoje, uma proporção ideal a ser pensada é a seguinte:

80% de seu conteúdo focado em clientes no estágio do topo de funil;
20% de conteúdo voltado para clientes nos estágios de meio e fundo de funil.

Como percebeu, a maior parte de seu conteúdo é focado em pessoas que estão procurando informações, aprendendo sobre seu nicho e descobrindo como ele funciona.

Pense no que sua persona procura na internet. E que se relaciona a seu negócio, claro. Utilize as ferramentas pensadas para isso, como o SemRush, o Ubersuggest e as próprias ferramentas disponibilizadas pelo Google.

Mantenha em mente que os conteúdos ‘topo de funil’ devem atrair o público, conquistar sua confiança e estabelecer sua autoridade no assunto.

São as informações que você oferece de maneira gratuita, e não tencionam vender, mas educar.

Já os conteúdos para meio e fundo de funil são os que definem a decisão de compra. Por isso é que vem em menor quantidade.

O Marketing de Conteúdo define suas vendas

Até aqui você aprendeu o que é Marketing de Conteúdo, quais são suas vantagens, porque ele é importante e aprendeu como se faz o planejamento estratégico de seu conteúdo.

No entanto, isso é só a pontinha de um iceberg! E ainda vamos falar muito mais sobre essa ferramenta poderosa!

Qualquer pessoa é capaz de usar o marketing de conteúdo a favor de seu negócio. Mas, não se engane: é preciso aprender bastante sobre ele!

E você? Já utiliza o marketing de conteúdo em seu negócio? Se não, o que falta para começar? Me conte nos comentários. Quem sabe eu possa ajudar.

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Sobre o Autor

Ana Villar
Ana Villar

Criadora do BLOG Fiquei Digital. Montei Meu Negócio na Internet Quero compartilhar com você dicas de Negócio Online, ganhar dinheiro pela Internet trabalhando em Casa.

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